Cuidado com a saúde bucal de cães e gatos

Para manter um animal de estimação saudável, cuidar da sua saúde bucal é imprescindível. Isso porque um cão ou gato com problemas de saúde bucal terá a sua saúde geral comprometida, impactando na expectativa de vida do animal. Daí a importância de ir a um consultório de odontologia veterinária.

Com idas regulares ao médico veterinário, com especialização em odontologia veterinária, e cuidados em casa, o animal terá muita saúde. Em casa, o dono deve observar se o animal tem mau hálito, por exemplo, que decorre da placa bacteriana, na maioria das vezes, que se acumula sobre os dentes.
A placa bacteriana é composta por proteínas, células mortas e de descamação, saliva, resto de alimentos e bactérias. Após o processo de fermentação, esses fatores produzem substâncias responsáveis pelo bafo do animal (o mau hálito). Em certos casos, essas substâncias podem causar a doença periodontal. 

DOENÇA PERIODONTAL
No início, a doença periodontal se manifesta como uma inflamação da gengiva (os sintomas são dor, vermelhidão, inchaço e sangramento) e depois há perda do dente afetado devido ao comprometimento de sua sustentação (reabsorção óssea e retração da gengiva).
Além da perda dos dentes, a doença periodontal pode causar danos a órgãos vitais do animal (como coração, fígado e rins) em função da possibilidade de as bactérias entrarem na corrente sanguínea. A doença não tem cura, mas pode ser controlada. Afeta cerca de 80% dos cães e gatos adultos.

TÁRTARO
As visitas regulares ao médico veterinário também ajudam a prevenir o tártaro. O tártaro é a placa bacteriana mineralizada pelos sais presentes na saliva. A presença de tártaro deixa a superfície do dente irregular, facilitando o acúmulo de mais placa bacteriana.

DENTES DE LEITE
Cuidado com a persistência dos dentes de leite após 7 meses de idade no cão e 6 meses de idade no gato. Isso ocorre frequentemente e leva a problemas de oclusão (dentes mal posicionados, desgaste dos dentes, traumas na gengiva). A oclusão pode fazer surgir precocemente a doença periodontal.
Para se evitar problemas, quando o dente permanente começar a erupcionar, o dente de leite já deve estar esfoliado ou abalado. Do contrário, o dente de leite em questão deve ser extraído imediatamente, evitando que o dente definitivo fique torto e que ocorra acúmulo precoce de placa bacteriana.

Televendas

O melhor atendimento é com a Pet Dreams

 

 Atendimento das 9hrs às 18, de Seg a Sex. 

(51) 3333.3030

 

Tele Entrega

Bairros com Frete Grátis

Mont Serrat, Bela Vista, Boa Vista, Petrópolis, Rio Branco, Higienópolis e arredores.
*somente para entrega de  medicamentos e/ou ração.

Demais bairros -consulte

Nos reservamos o direito de não entregar em alguns lugares.

Se tiver alguma dúvida entre em contato.

Formas de Pagamento

 

Dinheiro ou Cartão