Alimentos para cães e gatos ficarem longe

Mesmo que o seu cão ou gato fique em volta de você fazendo cara de “pidão” por alguma comida, é importante que saiba que diversos alimentos não são recomendados para cães e gatos. Ao oferecer alimentos que eles não devem comer, coloca-se a saúde dos animais em risco. A seguir, confira uma lista de “comidas humanas” que cães e gatos devem ficar longe.

 

ABACATE

Os cães devem ficar longe dessa fruta por um motivo: o abacate contém ácido persin, que provoca vômito e diarreia no cão.

 

ALHO E CEBOLA

Usados como tempero da comida, alho e cebola possuem dissulfeto de n-propil que causa intoxicação grave. Isso ocorre porque a substância consegue alterar a hemoglobina dos animais, provocando a destruição de glóbulos vermelhos. Além disso, pode levar à icterícia e perda de sangue pela urina.

 

BATATA E TOMATE

A batata, sobretudo a inglesa, é rica em solanina, substância que pode causar depressão no sistema nervoso central e ainda distúrbios gastrointestinais nos animais. O tomate verde, por sua vez, contém glicoalcalóides, que são tóxicos para os cães.

 

CAFÉ E CHÁ PRETO

Essas bebidas contêm alcaloides neurotóxicos, como as xantinas, que podem provocar alterações cardíacas e neurológicas. Evite que seu cão ou gato tenha acesso às xícaras com café e chá preto.

 

CHOCOLATE E DOCES

O chocolate contém um derivado do cacau, chamado teobromina, que leva à intoxicação grave e pode causar até a morte do animal. Já os doces em geral são ricos em açúcar e calóricos, podem tornar os animais obesos e diabéticos. Esses alimentos também provocar problemas bucais em cães e gatos.

 

* Doces dietéticos: os adoçados com xilitol podem causar danos hepáticos nos animais. Em cães mais sensíveis, podem levar à morte.

 

LEITE E DERIVADOS

Os cães e gatos não produzem altas quantidades de lactase, uma enzima que ajuda na digestão da lactose do leite. Logo, por esse motivo, desenvolvem uma intolerância ao alimento. Quando ingerido, o leite pode causar dores na região abdominal, náuseas e diarreia nos animais.

 

UVAS E PASSAS

Embora não exista comprovação científica, há relatos na medicina veterinária de cães que morreram após ingerir esses alimentos por falência renal.

 

FRUTAS CÍTRICAS E OUTRAS

Em geral, as frutas podem ser oferecidas aos animais. Apenas é necessário ter cuidado com as frutas mais ácidas, que causam problemas digestivos, e com a maçã, pois suas sementes são altamente tóxicas para cães e gatos – carregam cianogênico-cianida, um composto que pode alterar o processo de respiração celular dentro do organismo. Importante destacar que, em excesso, as frutas, por serem ricas em frutose, podem engordar os animais.

 

MASSAS CRUAS DE PÃO OU BOLO

O fermento presente nessas massas cruas, quando ingerido, pode resultar em gases no trato digestivo dos animais. Isso pode causar dor e desconforto pela distensão do estômago ou das alças intestinais.

 

FRITURAS E ALIMENTOS GORDUROSOS

Se para humanos já não são muito recomendados, as frituras (batata frita, por exemplo) e os alimentos gordurosos (pizza etc.) podem causar nos animais um desarranjo intestinal ou levar a casos de pancreatite e inflamação do pâncreas – esses problemas podem provocar a morte dos animais.

 

Televendas

O melhor atendimento é com a Pet Dreams

 

 Atendimento das 9hrs às 18, de Seg a Sex. 

(51) 3333.3030

 

Tele Entrega

Bairros com Frete Grátis

Mont Serrat, Bela Vista, Boa Vista, Petrópolis, Rio Branco, Higienópolis e arredores.
*somente para entrega de  medicamentos e/ou ração.

Demais bairros -consulte

Nos reservamos o direito de não entregar em alguns lugares.

Se tiver alguma dúvida entre em contato.

Formas de Pagamento

 

Dinheiro ou Cartão