Queda de pelos em cães

pelosÉ apenas uma queda normal de pelos ou pode ser sinal de algum problema de saúde? O questionamento é válido, pois, embora os cães percam uma grande quantidade de pelos todos os dias – como parte de um mecanismo fisiológico natural –, é possível que a queda esteja associada a um problema de saúde.

 

A queda normal de pelos está ligada às mudanças de temperatura. A textura e o comprimento se alteram de acordo com as estações do ano. No verão, o pelo tende a ser mais ralo, por exemplo. No inverno, mais denso. Até a coloração pode mudar – tudo parte do processo natural de adaptação dos cães às novas temperaturas. Além disso, pelos caem todos os dias e novos nascem também. A pelagem do cão não é afetada, portanto: é feita uma substituição contínua.

 

Mas quando foge à normalidade, a queda de pelos pode ser associado não só a um problema na pele ou pelo do cão, mas também a um problema orgânico em que exista comprometimento funcional de órgãos ou glândulas. Veja abaixo possíveis causas da queda de pelos que pode sinalizar determinada doença.

 

– Quando o cão fica com um pelo áspero, sem brilho e com falhas, os parasitas (carrapatos, piolhos ou pulgas) podem ser os causadores. Além da queda mais acentuada, ocorre ainda a destruição dos pelos do corpo – do mesmo modo de casos de micoses e sarnas, doenças comuns e associadas à coceira.

 

– As desordens hormonais também são causas apontadas para alterações de pele e pelos. A mais comum é o hipotireoidismo.

 

– A queda acentuada de pelos também pode ser provocada por certas doenças sistêmicas, como a anemia, a doença do carrapato ou infecções diversas.

 

– No período pós-parto e de amamentação, é normal que fêmeas percam mais pelos, devido ao fato de as energias estarem concentradas para a alimentação dos filhotes. Na época do cio, alterações também são possíveis.

– Animais que sofreram algum estresse agudo – geralmente originado por uma mudança ou viagem –, podem apresentar uma queda acentuada de pelos.

 

– As alterações nos pelos de cães podem ser ocasionadas por alimentação desbalanceada, alergias alimentares ou alergias de contato.

 

– Em caso de queda intensa, com regiões de pouco pelo, com pelagem não uniforme e apresentando descamação ou outras alterações, procure a ajuda de um médico veterinário imediatamente. O profissional fará o correto diagnóstico e iniciará em seguida o tratamento mais adequado para o problema no cão.

 

DICAS PARA UM PELO BONITO

 

O pelo do cão deve ser escovado diariamente também deve pegar sol. Muitos banhos não fazem bem e perfumes são desaconselhados. A alimentação deve ser balanceada, respeitando a raça e a idade do animal. A vermifugação deve ser realizada rotineiramente, assim como um controle de parasitas externos.

Televendas

O melhor atendimento é com a Pet Dreams

 

 Atendimento das 9hrs às 18, de Seg a Sex. 

(51) 3333.3030

 

Tele Entrega

Bairros com Frete Grátis

Mont Serrat, Bela Vista, Boa Vista, Petrópolis, Rio Branco, Higienópolis e arredores.
*somente para entrega de  medicamentos e/ou ração.

Demais bairros -consulte

Nos reservamos o direito de não entregar em alguns lugares.

Se tiver alguma dúvida entre em contato.

Formas de Pagamento

 

Dinheiro ou Cartão