Cães que não param de latir: como corrigir este comportamento?

“Meu cachorro não para de latir por nada nesse mundo”. Essa queixa dos donos é bastante comum em consultórios veterinários, assim como este é um problema de comportamento bastante comum entre os cães. Primeiramente, entendamos que os latidos são uma forma de comunicação dos cães para interagirem entre eles e como o meio externo (pessoas e outros animais). Alguns se comunicam mais deste jeito do que outros.

Enquanto alguns cães latem apenas para pedir comida ou para brincar, outros irão latir o dia inteiro e a noite também sem qualquer motivo aparente. E justamente isso pode se tornar um problema (para os vizinhos). Por isso, é importante saber como corrigir este problema de comportamento do seu cachorro em casa. Caso as dicas a seguir não ajudem, consulte um médico veterinário ou especialista em comportamento de cães.

 Cachorro no quintal

Para os cães que são deixados no quintal e acabam latindo para qualquer movimento na rua, a solução está em deixá-los presos dentro de casa ou em um canil nos horários de maior vai e vem de pessoas na rua. Assim, aos poucos, os animais vão se desencanar e parar de latir sem motivo. Além disso, toda vez que o seu cachorro começar a latir sem parar, chame a sua atenção, faça-o parar e o recompense com algum petisco para ele entender que aquele comportamento é reprovável.

Cachorro deixado sozinho

Os cães que são deixados sozinhos em casa por muitas horas geralmente latem muito. Estes latidos são motivados pela chamada ansiedade de separação, que ocorre quando o cachorro não suporta a ausência do dono. Mas eles podem latir muito também devido aos barulhos fora da casa. Para estes casos, a solução é procurar um especialista em comportamento canino imediatamente para evitar consequências mais graves ao animal.

Outro problema que pode fazer o cachorro não parar de latir quando fica sozinho é a insegurança. Se algum dia o animal viu ou ouviu alguma coisa que interpretou mal (como um intruso na casa), pode ser que ele passe a se sentir inseguro sempre que ficar sozinho a partir de então. Para solucionar isso, é muito simples: mantenha o cachorro em um ambiente fechado que ele conheça bem e com objetos dele (cama, brinquedos, comida) e dos donos (algo que transmita o cheiro deles). Dessa forma, a tendência é que o animal volte a se sentir seguro e pare de latir após algum tempo.

Coleira anti latido

Já foi feito de tudo e o cachorro não para de latir? Para cães assim, a coleira antilatido é a alternativa disponível. No caso, a coleira de spray de citronella, que espirra rente ao focinho do cachorro toda vez que ele late. É absolutamente segura e faz os cães que não param de latir nunca ficarem quietinhos. A coleira de spray de citronella deve ser o último recurso para corrigir este problema de comportamento do cachorro.

Televendas

O melhor atendimento é com a Pet Dreams

 

 Atendimento das 9hrs às 18, de Seg a Sex. 

(51) 3333.3030

 

Tele Entrega

Bairros com Frete Grátis

Mont Serrat, Bela Vista, Boa Vista, Petrópolis, Rio Branco, Higienópolis e arredores.
*somente para entrega de  medicamentos e/ou ração.

Demais bairros -consulte

Nos reservamos o direito de não entregar em alguns lugares.

Se tiver alguma dúvida entre em contato.

Formas de Pagamento

 

Dinheiro ou Cartão